Uma abordagem bastante conhecida para o design de interfaces afetivas é utilizar ícones expressivos e outros elementos gráficos para transmitir estados emocionais, são usados para indicar o estado atual de um computador.
Algumas formas de transmitir o status atual de um sistema são utilizando ícones dinâmicos, animações, mensagens faladas e vários sons indicando ações e eventos. Esses detalhes expressivos são tranqüilizadores para o usuário, pois além de serem informativos, são engraçados.
Quanto mais eficaz for o uso das imagens em um sistema, mais ele será agradável, mas se pelo contrário as imagens forem usadas de maneira errada, ele fica muito ruim. As pesquisas recentes mostram que a estética de uma interface pode ter um efeito positivo na percepção das pessoas sobre a usabilidade do sistema.
Outro tipo popular de interface expressiva é o agente amigável de interface, ele da dicas ao usuário de como utilizar melhor o sistema, um exemplo famoso é o clipe com qualidades humanas da Microsoft, ele era assistente do Windows 98 e ajudava os usuários com dicas e sugestões.
Um modo bastante conhecido do usuário se expressar na interface de um computador é usando emoticons, que são símbolos do teclado combinados para simular no computador expressões faciais como sorriso, piscar de olhos e etc. A maioria dos emoticons são projetados como se o usuário estivesse com a cabeça deitada para o lado esquerdo, pois aparecem na tela assim: ex.: >:-).
REFERÊNCIA: Preece, Jennifer Design de interação: além da interação homem-computador / Jennifer Preece, Yvonne Rogers e Helen Sharp; trad. Viviane Possamai.- Porto Alegre : Bookman, 2005.
0 comentários:
Postar um comentário