Os princípios de design tratam-se de abstrações destinadas a orientar os designers a pensar sobre aspectos diferentes de seus designs. São derivados de uma mistura de conhecimento baseado em teoria, experiência e senso comum. Sugerindo aos designers o que utilizar e o que evitar na construção de uma interface, mas não servem para explicar como fazer uma interface real, são como um conjunto de itens que devem ser lembrados na construção de uma interface, assegurando que não se esqueça de acrescentar nada a mesma.
Os mais conhecidos princípios de design são: usabilidade, feedback, restrições, mapeamento, consistência e affordance, eles referem-se a como determinar o que os usuários devem ver e fazer quando realizam tarefas utilizando um produto interativo.
Visibilidade: Quanto mais visíveis forem as funções, mais os usuários lembram o que fazer para proceder.
Feedback: Se refere ao retorno de informações a respeito de que ação foi feita e do que foi realizado, para que o usuário possa continuar a atividade.
Restrições: Referem-se a determinação das formas delimitar o tipo de interação que pode ocorrer em um determinado momento, desse modo pode-se impedir o usuário de escolher opções incorretas e assim diminuir a chance de erro.
As restrições em três categorias:
Físicas: Referem-se a forma como objetos físicos restringem o movimento das coisas.
Lógicos: Dependem do entendimento que a pessoa tem sobre como o mundo funciona.
Culturais: Ex.: O uso de vermelho para representar alertas, de sinais de áudio para perigo e de uma carinha sorridente para representar alegria. A maioria das restrições culturais são arbitrárias, sua relação com o que está sendo representado é abstrato, poderia ser de outra maneira.
Consistência: Refere-se a criar interfaces que tenham operações semelhantes e que utilizem elementos semelhantes para a realização de tarefas similares. Uma interface consistente é aquela que segue regras. Um dos benefícios é que são mais fáceis de aprender e usar. Os usuários aprendem um único modo de operação que se aplica a todos os objetos.
Affordance: Se refere ao atributo de um objeto que permite ao usuário saber como utilizá-lo.
REFERÊNCIA: Preece, Jennifer Design de interação: além da interação homem-computador / Jennifer Preece, Yvonne Rogers e Helen Sharp; trad. Viviane Possamai.- Porto Alegre : Bookman, 2005.
0 comentários:
Postar um comentário